Confira 6 erros mais comuns na emissão de NFS-e
Cometer erros ao emitir NFS-e pode causar uma série de consequências ao seu negócio. Confira algumas delas em nosso artigo!
A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é a forma padrão de documento fiscal obrigatório para empresas que prestam serviços no Brasil.
Ela substituiu, em algumas regiões, o modelo de nota fiscal tradicional, trazendo mais segurança, agilidade e controle para a emissão de documentos fiscais.
No entanto, por mais que seja uma ferramenta sofisticada, ainda é possível cometer erros na hora de emitir esses documentos.
Neste post, vamos apontar alguns dos erros mais comuns e ensinar como evitá-los para que emissão de NFS-e seja sempre feita de maneira segura, correta e dentro dos prazos estabelecidos.
Confira!
O que são as Notas Fiscais de Serviços Eletrônica (NFS-e)?
A Nota Fiscal de Serviços Eletrônicos (NFS-e) é um documento digital que confirma a prestação de serviços.
Esta nota foi projetada para simplificar o procedimento de emissão e a comunicação entre as partes envolvidas, sendo que ela é gerada e armazenada de forma eletrônica pela Receita Federal.
Como funciona o processo de emissão da NFS-e?
Para emitir a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e), o prestador de serviços deverá acessar os serviços informatizados disponíveis e informar os dados relativos ao serviço, ao tomador e aos valores do mesmo.
Esta nota deve ser encontrada exclusivamente no site da prefeitura onde o serviço foi realizado.
Para garantir a validade jurídica da nota, o empresário necessita de um certificado digital, atuando como um selo de segurança.
6 erros mais comuns na hora de emitir NFS-e
A emissão de NFS-e nem sempre é um procedimento tranquilo. Afinal, alguns prestadores de serviços ainda cometem erros…
Aqui estão 6 falhas comuns a serem evitadas ao emitir notas fiscais eletrônicas:
- Emitir o tipo errado da NFS-e;
- Preencher informações e dados incorretos;
- Confundir NFS-e com DANFE;
- Não contar com um certificado digital;
- Confundir a natureza da operação;
- Confundir data de competência com data de emissão.
Quais as consequências de errar na hora de emitir NFS-e?
As consequências de incorrer em falhas na emissão de Notas Fiscais Eletrônicas podem ser diferentes de acordo com o tipo de erro e a legislação do país.
Por exemplo, aqui no Brasil, é possível realizar ações como o cancelamento, a substituição ou a carta de correção em uma NFS-e que já foi autorizada.
Em geral, cometer erros nas notas fiscais eletrônicas pode levar a retardo na execução do pagamento, ou até a rejeição destas.
Por isso, é importante redobrar os cuidados ao emitir as NFS-e, seguindo rigorosamente as recomendações do Fisco e conferindo todos os dados antes de enviar a nota.
Como a Brserv pode ajudar na emissão de NFS-e?
A Brserv Contabilidade & Soluções Empresariais é composta por especialistas altamente qualificados com vasta experiência em assuntos contábeis, tributários e financeiros em empresas multinacionais e de pequeno porte de vários setores.
Estamos empenhados em estabelecer uma parceria próxima com nossos clientes, oferecendo a eles apoio em suas decisões estratégicas e mostrando oportunidades de crescimento dentro dos limites do nosso conhecimento.
Reconhecemos o papel crítico que os empreendedores desempenham na fortaleza econômica e social, e nos esforçamos para fornecer um suporte adequado que minimize os riscos desnecessários.
Nossa missão é fornecer serviços de qualidade e responsabilidade, que criem uma vantagem competitiva para nossos clientes.
Atualizado em março de 2023
Clique aqui para contar com nosso serviço de contabilidade!