Apuração de impostos: entenda como calcular corretamente e evite prejuízos financeiros
Não se complique com impostos: Como a apuração correta pode beneficiar sua prestadora de serviços.
Entenda como a apuração de impostos pode beneficiar a sua empresa da área de serviços.
É muito importante manter um bom controle dos tributos e obrigações fiscais para a saúde financeira do seu negócio.
Apuração de impostos: como funciona para prestadores de serviço
A apuração dos impostos nada mais é que a garantia de que as obrigações de uma empresa estão sendo corretamente pagas.
Realizar uma abordagem adequada para o seu negócio pode trazer diversos benefícios, principalmente no âmbito financeiro da sua empresa.
Para empresas prestadoras de serviço, a apuração é realizada de acordo com o estado e município. Neste caso, contamos com o ISS e o ICMS.
Algumas etapas devem ser seguidas para a apuração correta desses impostos. Por isso, fique atento e mantenha um bom relacionamento com a sua contabilidade para compreender melhor a situação tributária da empresa.
Saiba mais sobre apuração de impostos acessando os links abaixo:
Apuração de impostos: como definir o ISS e o ICMS corretamente?
Para a apuração do imposto ISS é necessário manter-se atento aos seguintes aspectos:
Identificação das atividades: O primeiro passo é identificar quais atividades da sua empresa estão sujeitas à incidência do ISS.
Isso pode ser feito consultando a lista de serviços prevista na legislação municipal ou na Lei Complementar n.º 116/2003, que define os serviços passíveis de tributação. Um contador experiente também vai auxiliar nessa jornada.
Enquadramento na tabela de alíquotas: Cada município possui uma tabela de alíquotas do ISS, que varia de acordo com o tipo de serviço prestado. Por isso, é necessário identificar a alíquota aplicável à atividade exercida pela sua empresa.
Cálculo e recolhimento do ISS: Com base nas notas fiscais emitidas e no valor dos serviços prestados, é necessário calcular o valor do ISS devido, aplicando a alíquota correspondente.
Já no caso do cálculo do ICMS, fique atento ao seguinte:
Registro de entrada e saída de mercadorias: No caso do ICMS, é necessário registrar todas as entradas e saídas de mercadorias da sua empresa, de acordo com as notas fiscais de compra e venda.
Esses registros devem conter informações detalhadas sobre as mercadorias, como quantidade, valor, alíquota do ICMS e dados dos fornecedores e clientes.
Cálculo do ICMS a recolher: Com base nos registros de entrada e saída de mercadorias, é possível calcular o ICMS a recolher.
Apuração e recolhimento do ICMS: Após o cálculo do ICMS a recolher, é necessário preencher a Guia de Recolhimento do ICMS, de acordo com as normas e prazos estabelecidos pela Secretaria da Fazenda do seu estado.
Apuração de impostos: dica de ouro para não ter erros na sua contabilidade!
A apuração de impostos é uma tarefa fundamental na contabilidade de qualquer empresa, e garantir sua precisão é essencial para evitar erros e problemas futuros
Por isso, conte com a BRSERV Soluções para realizar a apuração de impostos da sua empresa.
Com base em nossa ampla experiência no atendimento a diversos clientes, de diferentes portes e segmentos, desenvolvemos um know-how sólido na apuração de impostos, proporcionando segurança e eficiência para sua contabilidade.
Deixe suacontabilidade em boas mãos e tenha a tranquilidade de saber que seus impostos estão sendo apurados corretamente.
Clique aqui e entre em contato com um especialista em apuração de impostos